Tireoidite

A tireoidite é a inflamação da glândula da tireoide que pode levar, a longo prazo, a um acometimento na função da tireoide. Esta inflamação pode ser aguda, subaguda ou crônica (conhecida como tireoidite de Hashimoto). As causas podem ser virais, bacterianas ou auto-imunes.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a causa: as agudas e subagudas podem gerar dor na região do pescoço e, em alguns casos, até febre. Já a crônica, é silenciosa. Não gera dor, somente sintomas de hipotireoidismo dependendo do grau de acometimento da glândula.

Diagnóstico

O diagnóstico da tireoidite será feito pelo seu endocrinologista através de sinais clínicos ou exames de sangue para checar as dosagens dos hormônios TSH, T4L e T3 e de anticorpos específicos da tireoide (AcATG e AcATPO). Também poderão ser solicitados exames de imagem como ultrassonografia e cintilografia.

Tratamento

O tratamento, se necessário, será indicado pelo seu endocrinologista e poderá ser feito com antibióticos, corticóide ou a reposição hormonal através da levotiroxina sódica, dependendo do grau de acometimento da glândula.