Diabetes

hipofise

O diabetes é uma doença provocada pelo aumento da glicose no sangue. O diagnóstico do diabetes é feito no sangue, através da dosagem de glicemia de jejum, da dosagem da hemoglobina glicada ou da curva glicêmica do paciente. [Imagem]

O diabetes é uma doença provocada pelo aumento da glicose no sangue, seja pela falta de produção da insulina ou pela ação deficiente deste hormônio. A insulina é produzida no pâncreas e é responsável por transportar a glicose para dentro das células.

Sintomas

Quando o diabetes está bem descompensado, o paciente apresenta um emagrecimento importante, mesmo comendo muito. Ele também tem muita sede, bebe muita água e urina muitas vezes durante o dia. Em alguns casos, o paciente também pode ter a visão embaçada. É comum a falta de sintomas mais agudos quando a doença está no início. Nestes casos, somente exames de laboratório indicam uma glicemia de jejum alterada.

Causas

O diabetes pode ser decorrente da falta de produção de insulina pelo pâncreas. Esse tipo de diabetes geralmente aparece na infância, recebendo o nome de diabetes mellitus tipo 1 (DM1).

Outra causa da doença é a ação deficiente da insulina. Isso ocorre em pessoas com distúrbios metabólicos importantes, como a obesidade. Esta variação da doença é chamada de diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

O diabetes mellitus também pode aparecer durante a gestação (diabetes gestacional), ser secundário ao uso de certos medicamentos (como corticóide), autoimunes (LADA) ou ser conseqüência de síndromes familiares (MODY).

Diagnóstico

Exames de sangue como dosagem de glicemia de jejum, dosagem da hemoglobina glicada e a curva glicêmica do paciente podem fazer diagnóstico de diabetes.

Tratamentos

O tratamento será feito de acordo com a causa do diabetes. Podem ser utilizados medicamentos por via oral e / ou aplicação de insulina. O paciente necessita de uma equipe multidisciplinar para o seu atendimento, pois doenças cardiovasculares (hipertensão, infartos, derrames, doenças de circulação), doenças renais e oftalmológicas são mais comuns nos portadores de diabetes.