Sobre a Especialidade

tireoideO que é endócrino?

É a especialidade médica que investiga e trata das doenças que afetam as glândulas endócrinas, responsáveis pela secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo nosso corpo e que regulam e influenciam o crescimento, as funções de vários tecidos e do sistema reprodutor.

As glândulas endócrinas incluem tireoide, paratireóides, pâncreas, ovários, testículos, suprarrenais, hipófise e hipotálamo.

O endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, auxiliando no equilíbrio do nosso metabolismo e atua no diagnóstico e tratamento dos seguintes males:

  • Doenças da hipófise
  • Doenças da tireoide
  • Doenças da paratireóide e do metabolismo ósseo
  • Doenças da suprarrenal
  • Doenças metabólicas em geral como: diabetes, obesidade e dislipidemias

Você deve procurar um endocrinologista quando:

  1. Estiver com problemas na tireoide

    Nódulos ou aumento do volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; taquicardia e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.

  2. Quando o diabetes aparecer

    O diabetes é provocado pela falta de produção ou por uma ação deficiente da insulina. Pode aparecer na infância (tipo 1) ou em pessoas com distúrbios metabólicos importantes (tipo 2). Além de outras formas mais raras, como o diabetes gestacional, secundário a medicamentos e ligados a síndromes familiares.

  3. Quando estiver acima ou abaixo do peso ideal

    De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é a epidemia do nosso século. A obesidade não tratada pode gerar outras doenças graves, como problemas articulares, doenças cardíacas, alteração de colesterol, além de afetar a auto-estima. A desnutrição e outros distúrbios alimentares como anorexia e bulimia também devem ser tratados.

  4. Quando estiver com problemas nas glândulas suprarrenais

    Esta doença se caracteriza pelo aumento de peso, estrias avermelhadas, alterações na pressão arterial, desmaios frequentes, enjôos e escurecimento da pele.

Como são tratadas as doenças endocrinológicas?

Se o problema for a produção excessiva de hormônios, seu médico poderá indicar medicamentos que reduzem a produção desses hormônios ou optar por uma tratamento cirúrgico. Se a doença for causada por falta de produção de um hormônio, a reposição hormonal será considerada. O importante é frisar que cada tratamento deve ser individualizado e discutido em conjunto com o paciente.